STIPED non invasive brain stimulation

Universidade de Coimbra (UC)

A Universidade de Coimbra (UC) é uma das mais antigas universidades do Mundo em funcionamento contínuo e uma das maiores instituições de ensino superior e de investigação em Portugal. Atualmente, a UC lidera o maior centro de imagiologia médica em Portugal com relevância técnica e científica à escala europeia, acolhendo 3 instituições / redes importantes: i) IBILI - Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida; ii) BING - Rede Nacional de Imagem Cerebral e iii) ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Medicina.

A UC é ainda uma instituição líder em imagens de MRI do cérebro, possuindo uma forte experiência em processamento de sinais e imagens, desenho experimental e na aquisição e gestão de dados.

Ligado à UC, está o Centro Académico e Clínico de Coimbra, resultante do consórcio que envolve a Universidade (através da Faculdade de Medicina) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Reconhecido como um centro de investigação de excelência nacional com uma grande variedade de serviços clínicos e especialidades médicas, o CHUC integra também um Hospital Pediátrico Central com uma Unidade especializada no Neurodesenvolvimento e Autismo (UNDA).

A UNDA é uma referência nacional para distúrbios do neurodesenvolvimento, especialmente para a perturbação do espectro do autismo (PEA), fornecendo uma base de dados clínica e biológica abrangente com mais de 3.500 pacientes (≈ 2000 pacientes com PEA e com perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA)).

A UNDA oferece também espaços amigáveis, equipamentos, recursos humanos e espaços de laboratório bem equipados (enfermeiros, psicólogos, pediatras do neurodesenvolvimento, testes neuropsicológicos, sistemas eyetracking e de EEG) que as crianças possam ser avaliadas de forma confortável no contexto da pesquisa translacional.

Estes pilares criam assim infraestrutura básica para uma investigação bem-sucedida, nomeadamente no contexto do tratamento e diagnóstico de perturbações neuropsiquiátricas crónicas em pediatria.

Se o seu filho(a) estiver interessado(a) em participar no estudo ou se tiver alguma questão sobre o projeto, por favor contacte-nos através do email ou do telefone 239 488510, se residir em Coimbra ou nos seus arredores.

Search
Home
Menu
Top

News

A practical course in "Transcranial stimulation and neuronal oscillations" will... Read more

Social media

 STIPED on Facebook  STIPED on LinkedIn